quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Busjutsu: O equilíbrio no ônibus

Antes de tudo, deixo os créditos de onde eu encontrei a inspiração para falar sobre a grande tecnica:
http://mixordias.wordpress.com/2010/11/08/a-arte-de-se-manter-em-pe/

Eu pesquisando sobre coisas aleatórias na net, acabei achando este texto linkado acima, com o qual me identifiquei. Mas venho cá falar de coisas além da arte de se manter em pé, falo da arte de estar em um ônibus: o Busjutsu!

Esta técnica milenar criada ontem pelo Mestre John se adapta perfeitamente aos ônibus da RMR (região metropolitana do Recife), onde o trânsito é muita loucura e os ônibus estão com débito de 3920426348 anos ao ferro-velho.

  • Acene com o braço quando o ônibus que você vai pegar está vindo, o sinal é feito deixando esticado o braço num ângulo de 90º com o corpo, como se estivesse apontando para algo a seu lado. Provavelmente outras pessoas farão o gesto com você.
  • Suba rapidamente e logo agarre nas barras. 90% dos motoristas são malandrinhos e partem em solavanco, fique alerta.
Segundo a própria Fernanda Marques diz em seu blog, "a principal razão dos estabacos é a falta de preparo para entrar em movimento junto com o coletivo", portanto, é aí que entra a principal questão do busjutsu. A posição corporal!

  • Quem já fez artes marciais e outras artes corporais sabe que o corpo tem maior base quando as pernas estão um pouco abertas, na mesma largura que os ombros tem e os joelhos um pouco flexionados. É o que se chama no karatê de "heiko dachi", uma postura bastante natural.

  • Já quando os pés ficam pra fora, a postura ganha o nome de "hachiji dachi", ou shizentai dachi, literalmente, postura natural.

  • A partir dessa postura natural, pode-se trabalhar o corpo para reagir a uma série de movimentos do ônibus, sempre se apoiando nas barras. O movimento busional e o motorista malandrinho são seus inimigos, cuidado!

  • Outro cuidado que devemos ter é de não entalar, principalmente se for uma pessoa com grande concentração de massa adiposa. O adequado nesses casos é se sentar nas cadeiras da frente ou no banco exclusivo. No caso de se estar no corredor, tenha cuidado para não ficar severamente entalado (e esmagado).
Bem, por enquanto é isso, eu vou dormir. Depois tem a parte 2

Nenhum comentário: